Oscar 2025: “Ainda Estou Aqui” recebe três indicações, incluindo a de Melhor Filme
Fernanda Torres também foi indicada pela atuação no filme de Walter Salles Indicados ao Oscar A 97ª edição do Oscar ocorrerá no dia 2 de março no Dolby Theatre de Los Angeles, sendo transmitida no Brasil por meio do Canal TNT e da plataforma de streaming Max. Houve atraso para a divulgação dos indicados por conta dos graves incêndios na California. Retomada do Brasil na premiação “Ainda Estou Aqui”, representante brasileiro no Oscar, é a primeira indicação do país em cinco anos. A última vez que o Brasil esteve na disputa foi com o documentário “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa, indicado em 2020 na categoria de Melhor Documentário em Longa-Metragem. Corrida pelo troféu Para se chegar ao Oscar é necessário percorrer todo o trajeto da temporada de premiações. As especulações começam bem da virada do ano, em festivais internacionais como o de Cannes e o de Veneza. A corrida ganhou tração por meados de dezembro, com a divulgação das indicações ao Globo de Ouro e ao Critics Choice Awards — que também sofreu consequências dos incêndios em Los Angeles e teve sua cerimônia, inicialmente planejada para o dia 12 de janeiro, adiada para o dia 7 de fevereiro.
Uber se junta à 99, ignorando Prefeitura e retoma ‘mototáxi’ em São Paulo
Uber lança serviço de mototáxi em SP, juntando-se à 99 na disputa contra a Prefeitura, que proíbe a modalidade com base em preocupações de segurança. Apesar da Oposição A decisão da Uber foi influenciada por uma decisão judicial favorável à 99, permitindo a continuidade do serviço. A Prefeitura critica o serviço como ilegal e perigoso, enquanto a Uber defende sua operação nas periferias como complemento ao transporte público. Queixa-crime de Nunes Na estreia da 99, na semana passada, o prefeito Ricardo Nunes chamou a empresa de “assassina”. Para ele, a modalidade de transporte de pessoas causará uma “carnificina” na cidade. A Setram (Secretaria Executiva de Transporte e Modalidade Urbana), em nota, classificou como “ilegal e irresponsável” a modalidade. Como resultado, a prefeitura processou a 99 e apreendeu motocicletas. Transporte perigoso? O transporte de passageiros por moto é alvo de disputa. De um lado, a Prefeitura tem um decreto que proíbe a modalidade. Na época, a administração argumentou que poderia causar um colapso nos hospitais da cidade devido ao alto número de acidentes com motociclistas. Por outro lado, existem as plataformas alegando que há uma legislação federal que permite o funcionamento da modalidade — esse regramento, inclusive, é o que possibilita tanto 99 como Uber atuarem em centenas de cidades Brasil à fora. Mototaxi A modalidade Mototáxi é literalmente uma versão de táxi em moto e é regulado porei municipal. Então, veículos podem ter placa vermelha, devem seguir uma série de itens de segurança e os condutores são submetidos a treinamentos e podem ter ponto fixo para apanhar passageiros. A discussão deverá seguir até que haja consenso das partes, com as empresas aceitando as normas de segurança exigidas.
Alexandre Frota é lider na Câmara de Cotia e promete atuação democrática
O vereador Alexandre Frota foi oficialmente indicado para exercer o cargo de Líder do Governo na Câmara Municipal de Cotia. Nomeação Em declaração após sua nomeação, o Vereador manifestou sua gratidão pelo convite do governo Welington Formiga e Paulinho Lenha, enfatizando que esta oportunidade é o resultado de um trabalho sério, coeso, honesto e voltado sempre para a população. O vereador afirmou que não hesitará em cobrar o poder público para assegurar o bom funcionamento dos serviços. Embora assuma a liderança do governo, Frota garantiu que sua atuação será guiada por “uma conversa democrática e construtiva, buscando sempre o melhor para aqueles que mais necessitam, que é o povo”. Foco de atuação Com a nomeação, Alexandre Frota se torna o principal canal de comunicação entre o Poder Executivo e a Câmara Municipal, atuando na defesa de projetos e discussões de interesse do município, sempre com foco no bem-estar da população e no diálogo. Alexandre Frota já iniciou suas atividades, atuando em defesa de projetos ligados à educação, especialmente aos professores, votados hoje (22) na Câmara. Ele expressou preocupação com os baixos salários da categoria em Cotia, a ausência de plano de carreira e a retirada de benefícios em gestões anteriores, comprometendo-se a “rever o problema”.
Resgatados de dentro de parede 3 filhotes de gatos em Embu
Agentes do Corpo de Bombeiros ajudaram a resgatar três filhotes de gatos que estavam presos dentro de uma parede em residência de Embu das Artes. Segundo informou o órgão, foi feito um trabalho especializado, com muita técnica e cuidado, visando o bem estar dos animais ainda pequenos e minimizando ao máximo prejudicar o imóvel. Sem comida e água De acordo com informações, os bombeiros foram acionados pela moradora. No imóvel era possível ouvir miados que vinham de um vão atrás da parede, sendo necessário muita calma para descobrir o local exato de onde os gatos estavam. Furando a parede cuidadosamente, os três gatinhos foram retirados e alimentados, recebendo os primeiros cuidados no local. Caso não tivessem sido resgatados haveria risco de morte e a princípio, eles ficarão sob responsabilidade da família. Segundo relato de um dos bombeiros, os animais já estavam bem debilitados, e certamente se passasse mais alguns dias poderiam ter morrido. Quase 100 mil acionamentos Desde o início de 2023, o Corpo de Bombeiros já atendeu quase 100 mil chamados de ocorrências envolvendo animais e insetos em todo o estado de São Paulo. Os casos podem ser resgates de animais em situação de risco ou casos de contenção de animais e insetos agressivos, como abelhas ou vespas, por exemplo. Em 2023, foram 50,1 mil chamados atendidos pela corporação de ocorrências dessa natureza. No ano passado, foram 45 mil registros. Até 21 de janeiro deste ano, mais de 3 mil acionamentos já foram solicitados.
Na última 4ª feira (22) mais atos de vandalismo em Taboão da Serra.
Ocorrência corriqueira Os casos de vandalismos com destruição de ônibus vem preocupando não apenas os passageiros e motoristas mas as companhias de ônibus municipais e intermunicipais da região. Estes ataques já passam de 20 e já houve casos com feridos, Impacto negativo para a população Os ataques tem se repetido com bolas de gude e pedras sendo arremessadas nos vidros, causando muito medo e despesas às companhias, que informaram ser necessária a substituição por carros mais velhos, sem ar condicionado, até que sejam feitas as manutenções naqueles quebrados. Municipalização Motoristas, fiscais e coordenadores de tráfego afirmam que o problema vem se agravando após ter sido implantada a ‘municipalização’ da Regis Bittencourt com contava com a presença de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) , trazendo mais segurança aos usuários, sendo os agressores em maioria jovens.