Taboão da Serra se prepara para receber o Carnaval
A Avenida Eliseu de Almeida, no Butantã, se prepara para receber uma intensa programação de Carnaval 2025, organizada pela União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP). Os desfiles ocorrerão nos dias 1º, 2 e 3 de março, prometendo muita animação e alegria para o público presente. Devido à realização dos desfiles, a Avenida Eliseu de Almeida estará interditada nos dias 1, 2 e 3 de março, das 14h às 06h. Os motoristas devem utilizar a Avenida Professores Francisco Morato como desvio para o centro. Diversão garantida com os desfiles A programação começa no dia 1º de março, às 19h, com a apresentação de escolas como Paulistanos da Glória e Estação Invernada, culminando com o desfile dos Boêmios da Vila, às 1h30. No dia 2, a festa tem início às 18h20 com o Afoxé Omo Odé, seguido por diversos grupos, incluindo os Unidos do Vale Encantado e Saudosa Maloca. Já no dia 3, a programação terá início às 21h40 com a Amizade Zona Leste, finalizando com Leandro de Itaquera, à 1h. A entrada para os desfiles é gratuita, e todos estão convidados a participar dessa grande celebração da cultura e da tradição do samba. A UESP espera reunir um grande público para desfrutar das apresentações de Carnaval.
Alunos de Embu das Artes poderão fazer intercâmbio cultural no Japão
Delegação de autoridades e empresários é convidada para estreitar relações com Hino, cidade-irmã japonesa. Embu das Artes e Hino, no Japão, reforçarão seus laços históricos com a assinatura de um novo protocolo de intenções para intercâmbio cultural entre as cidades. Com o acordo, estudantes embuenses terão a oportunidade de participar de programas de intercâmbio na cidade japonesa, ampliando experiências educacionais e culturais. A parceria será formalizada durante uma visita oficial de representantes de Embu das Artes a Hino. O prefeito Hugo Prado, o ex-prefeito Ney Santos e o secretário municipal Renato Oliveira foram formalmente convidados para o evento. Além deles, integram a comitiva Ivo Farias, presidente da Associação Comercial de Embu das Artes; José Paulino, diretor Sansuy e diretor da Associação Embu-Hino; José Roberto Terassi, ex-vice-prefeito e diretor da associação, e Paulo Sugawara, também diretor da Associação Embu-Hino. A cerimônia não apenas reafirmará os compromissos entre as cidades, mas também celebrará duas importantes datas: os 70 anos de fundação de Hino e os 40 anos da parceria entre Embu das Artes e Hino como cidades-irmãs. Cultura e cooperação O acordo busca fortalecer a relação entre as duas cidades, promovendo intercâmbios educacionais, culturais e econômicos. O intercâmbio de alunos será um dos principais benefícios, permitindo que jovens de Embu das Artes conheçam a cultura, os costumes e o sistema educacional japonês. Além disso, Meio Ambiente e Limpeza Pública estarão em pauta, considerando que as cidades japonesas são reconhecidas mundialmente pela excelência nesses temas. Hino – cidade irmã de Embu das Artes A cidade-irmã de Embu das Artes no Japão é Hino, localizada na província de Shiga. Essa relação teve início em 1982, com a promulgação da Lei 872/82, estabelecendo laços de cooperação e amizade entre as duas cidades. Desde então, diversas iniciativas de intercâmbio cultural e educacional foram realizadas. Em março de 2015, representantes de Embu das Artes visitaram Hino para participar das comemorações dos 60 anos de fusão das cidades e aldeias de Hino. Durante essa visita, foi discutido um protocolo de intenções para cooperação educacional, incluindo a proposta de ensino da língua japonesa aos alunos da rede municipal de Embu das Artes e, reciprocamente, da língua portuguesa aos estudantes japoneses. Além disso, em julho de 2014, uma comitiva de Hino esteve em Embu das Artes, visitando obras e participando de eventos culturais, reforçando os laços entre as duas comunidades.
Oscar 2025 – ‘New York Times’ aposta em Fernanda Torres com o filme ‘Ainda Estou Aqui’
Brasileira está disputando na categoria Melhor Atriz e a produção original Globoplay em Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. Cerimônia acontece neste domingo (02). Opinião de peso O jornal “The New York Times” divulgou, nesta quinta-feira (27) suas previsões para o Oscar 2025. Entre as apostas do veículo, Fernanda Torres e “Ainda Estou Aqui” aparecem como vencedores nas categorias Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional. A publicação previu ainda que “Ainda Estou Aqui” será vitorioso na categoria Melhor Filme Internacional. “‘Ainda Estou Aqui’ está ganhando popularidade tardiamente entre os eleitores”, justificou o jornalista. A produção original Globoplay também disputa na categoria Melhor Filme. Disputa será acirrada De acordo com o jornalista Kyle Buchanan, a disputa na categoria Melhor Atriz está acirrada. “Ser a última concorrente a ser vista vale a pena, e ela (Fernanda Torres) tem recebido muitos votos de membros da Academia. Com a disputa tão acirrada entre Moore e Madison, me pergunto se os votantes não ficarão tentados a escolher Torres como uma alternativa de terceiro partido. Qualquer uma dessas mulheres pode ganhar”, explicou. A brasileira concorrre com Cynthia Erivo, de ‘Wicked’, Karla Sofía Gascón, de ‘Emilia Pérez’, Mikey Madison, de ‘Anora’ e Demi Moore, de ‘A substância’. Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui” narra a trajetória de Eunice Paiva, mãe do autor, que dedicou 40 anos de sua vida à busca pela verdade sobre o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello. Rubens Paiva foi assassinado durante a ditadura militar no Brasil.
Irresponsável, passageiro de Voo da Latam aciona escorregador inflável de aeronave e causa atraso de 4 h
Voo com destino a Salvador estava previsto para sair 23h45 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, mas partiu às 3h41. Latam diz que acionou a Polícia Federal e retirou passageiro do avião; foi preciso trocar de aeronave. O que aconteceu Um passageiro causou o atraso de quatro horas em um voo da Latam com destino a Salvador (BA) quando deliberadamente resolveu acionar o escorregador inflável traseiro da aeronave momentos antes da decolagem no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A companhia aérea retirou o homem do avião. O caso aconteceu na terça-feira (25). Relatos de passageiros nas redes sociais apontam que o passageiro abriu a porta traseira da aeronave e ativou a escorregadeira inflável, que é usada como dispositivo de emergência em casos de evacuação. Policia Federal foi acionada Segundo a companhia aérea, a equipe solicitou apoio da Polícia Federal para o desembarque do passageiro informando sobre seu “comportamento indisciplinado”. Houve a necessidade de troca da aeronave e o voo, inicialmente previsto para decolar às 23h45, partiu apenas às 3h41, informou a Latam. “A viagem prosseguiu normalmente, e a aeronave pousou às 5h20 da quarta-feira (26) em segurança em seu destino final. A LATAM lamenta os transtornos causados e reitera que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos”, afirmou, em nota.
Carlos Alberto de Nóbrega (A Praça é Nossa) é internado às pressas
Carlos Alberto de Nóbrega, de 88 anos, foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo SBT nesta quarta-feira (26). Em entrevista à revista Quem, a assessoria de imprensa da emissora informou que o humorista está enfrentando uma virose. Gravações canceladas Por conta disso, a gravação do programa A Praça é Nossa precisou ser cancelada. “Ele não grava esta semana e na semana que vem vai gravar dois programas”, explicou o SBT. Segundo o colunista Flavio Ricco, do portal LeoDias, Carlos Alberto está na unidade de terapia semi-intensiva, recebendo todos os cuidados médicos necessários. A expectativa é que ele receba alta na sexta-feira (28).
Claudia Leitte é vaiada durante abertura do Carnaval de Salvador
Após uma polêmica musical envolvendo Claudia Leitte, foliões vaiaram a cantora quando ela foi anunciada na abertura do carnaval baiano.Já havia pedido de que ela não participasse do carnaval baiano. Entenda o caso de Cláudia Leitte A cantora foi acusada de cometer racismo religioso ao remover a palavra “Iemanjá” da música Caranguejo (Cata Caranguejo). Ela escolheu cantar “Eu canto meu rei Yeshua”, uma referência a Jesus em hebraico, durante uma apresentação realizada em Salvador. Após o vídeo do momento viralizar, o Ministério Público da Bahia (MPBA) abriu um inquérito para apurar se Claudia Leitte cometeu racismo religioso. Em primeira manifestação sobre o caso, ela afirmou que esse é um assunto muito sério. “Daqui do meu lugar de privilégio, o racismo é uma pauta que deve ser discutida com a devida seriedade, e não de forma superficial. Prezo muito pelo respeito, pela solidariedade e pela integridade. Não podemos negociar esses valores de jeito nenhum, nem jogá-los ao tribunal da internet. É isso”, declarou a artista durante uma coletiva de imprensa. Mudança na letra da música gerou a polêmica Em postagem nas redes sociais, o IDAFRO explicou a decisão e afirmou que se baseia na apuração do MP-BA sobre um possível caso de racismo religioso envolvendo Claudia Leitte. Alteração de Claudia Leitte gerou repercussão negativa nas mídias sociais O Instituto pontua que a petição foi encaminhada à juíza Lívia Santana e Sant’Anna Vaz, da Promotoria de Justiça Especializada no Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. A equipe esclareceu ainda que o pedido não se trata de um ato de censura, mas sim de uma “exigência de coerência com os princípios constitucionais e tratados internacionais firmados pelo Brasil”.