Feira da Mulher Empreendedora – Edição Especial Dia das Mães acontece de 9 a 11/5
Alphaville e Arredores receberão o evento por ocasião do dia das mães. A Feira terá a participação de 85 expositoras, que oferecerão produtos e serviços nas áreas de moda, beleza, artesanato e autocuidado. Esta edição da Feira da Mulher Empreendedora estará na Praça 14 de Novembro, no Centro Histórico de Santana de Parnaíba, o evento funcionará também nos dias 10 e 11 de maio, das 10h às 22h. A Feira terá a participação de 85 expositoras, que oferecerão produtos e serviços nas áreas de moda, beleza, artesanato e autocuidado. A programação também inclui atrações musicais, sorteios e uma Praça de Gastronomia. Evento já é tradição Criada em 2020 com o objetivo de incentivar o trabalho de microempreendedoras e empreendedoras do município afetadas pela pandemia de covid-19, a Feira da Mulher Empreendedora se tornou um espaço importante para comercialização de produtos, oferta de serviços e ampliação de networking. A cada edição, o evento realizado pela Prefeitura de Santana de Parnaíba se consolida como uma boa opção de lazer, compras e entretenimento para a população.
Embu tem manhã sem ônibus: trabalhadores do transporte municipal em greve por falta de salários
Os moradores de Embu das Artes foram pegos de surpresa na manhã desta quinta-feira, dia 8, com a greve dos motoristas do transporte público municipal. De acordo com informações do Diário do Transporte, a paralisação do serviço ocorre devido a atrasos nos pagamentos e benefícios dos funcionários. Além das questões financeiras, os trabalhadores do setor reivindicam melhores condições de trabalho. A paralisação impactou diretamente a rotina dos usuários, que dependem do transporte público para se deslocar. Ainda não há informações sobre a duração da paralisação ou negociações em andamento entre a empresa e os funcionários. A JTP Transportes, responsável pelo serviço no município, opera na cidade desde 2019. Às 8h57, a Prefeitura de Embu das Artes esclareceu, em nota à reportagem que não há greve, ” o que ocorreu nas primeiras horas desta manhã foi uma paralisação momentânea de um grupo de funcionários da empresa responsável pelo transporte, que reivindicavam melhores condições de trabalho”. Situação regularizada Ainda, de acordo com a nota, “assim que informada da situação, a Prefeitura abriu as portas para cooperar e intermediar o diálogo entre os trabalhadores e a empresa, reforçando seu compromisso com o bom funcionamento dos serviços públicos e o respeito aos direitos trabalhistas”. A situação já foi normalizada mediante compromisso das partes envolvidas agendarem uma reunião , “a frota de ônibus já está operando normalmente em 100% da cidade”
Itapecerica da Serra faz 148 anos e nova gestão aposta em festa o mês inteiro
Prefeitura promete série de atividades festivas, com calendário oficial a ser divulgado A cidade de Itapecerica da Serra completa 148 anos de fundação nesta quinta-feira (8/5). A prefeitura promete uma série de atividades festivas durante todo o mês, mas ainda não divulgou o calendário oficial. A gestão municipal é comandada por Ramon Corsini (União Brasil), que venceu as eleições em outubro do ano passado, desde o dia 1º de janeiro. Com mais de 90 anos de história no município, a celebração remonta ao período do Brasil Colonial, difundida por padres jesuítas e, especificamente na região, pelo padre Belchior de Pontes. Também em celebração ao aniversário da cidade, a administração municipal promoveu a primeira edição do Mega Feirão de Empregos, realizada na quadra do Complexo Administrativo da prefeitura, reuniu centenas de pessoas com um sonho na bagagem: a conquista de um emprego. Para isso, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), reuniu 38 empresas que ofertaram mais de 1300 vagas no município e região. A prefeitura informou que deve haver pelo menos um evento por dia referente à celebração, e deve divulgar pelas redes sociais e pelo site da Administração. Festa do Peão de Itapecerica celebra 45 anos com Luan Santana e Jorge & Mateus A cidade de Itapecerica da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo, se prepara para receber mais uma edição da Festa do Peão de Boiadeiro – um dos eventos mais tradicionais do Estado. Em 2025, a festa promete agitar a região com atrações famosas do mundo sertanejo. O evento ocorre entre os dias 4 e 12 de julho, no ginásio de esportes Antônio Baldusco, na região central do município. A abertura, no dia 4 de julho, fica por conta de Gusttavo Lima. Em seguida, Zé Neto e Cristiano e Bruno Cesar e Rodrigo animam o público no dia 5/7.
Lula sanciona lei que obriga cirurgia de lábio leporino no SUS
Medida está publicada no Diário Oficial desta quarta-feira O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que obriga a oferta de cirurgia reconstrutiva de lábio leporino ou fenda palatina no Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo assim, o texto, publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (7), prevê ainda o tratamento pós-cirúrgico. Desse modo, abrangendo serviços de fonoaudiologia, psicologia, ortodontia e outros necessários para a recuperação integral do paciente. Nova lei também amparará os recém-nascidos “Quando o lábio leporino for diagnosticado no pré-natal ou após o nascimento, o recém-nascido será encaminhado tempestivamente a centro especializado para iniciar o acompanhamento clínico e para programar a cirurgia reparadora”, diz a Lei nº 15.133/2025. Caso o paciente necessite de reeducação oral, deverá ser disponibilizado, gratuitamente, fonoaudiólogo para auxiliá-lo nos exercícios de sucção e de mastigação e no desenvolvimento da fala. Além disso, ele poderá ser assistido, sem custos, por um ortodontista, a quem caberá decidir sobre implante dentário e adoção de aparelhos ortodônticos no tratamento. O projeto de lei teve aprovação pelo Congresso no início de abril. Na ocasião, o relator do texto na Câmara, deputado Dr. Ismael Alexandrino (PSD-GO), lembrou que cerca de 15 crianças nascem, por dia, com essa malformação no Brasil. “Quanto mais tarde a criança demora para operar, mais problemas acarreta do ponto de vista de desenvolvimento, alimentação, infecções e bullying”, afirmou. Para Alexandrino, embora o tratamento possa ser interpretado como já garantido pela Constituição, a nova lei explicita e fortalece esse direito.
Cidade em SP lidera: veja a lista das 10 cidades mais desenvolvidas do país
Águas de São Pedro, no interior de SP, lidera o ranking nacional. Estudo da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) analisou emprego, renda, saúde e educação nos 5.570 municípios do país e revela que 57 milhões de brasileiros vivem em municípios com baixo ou crítico desenvolvimento. Águas de São Pedro é rica em Eventos, Lazer e possui uma gastronomia de dar Água na boca.Atrativos turísticos para todas as idades, proporcionando paz e diversão para todos que a visitam O que aconteceu A Firjan divulgou nesta quinta-feira (8) a edição mais recente do IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), que avalia o nível de desenvolvimento de todas as cidades brasileiras com base em três áreas: emprego e renda, saúde e educação. Águas de São Pedro (SP) lidera o ranking nacional de 2023, com nota 0,8932. A evolução do país foi significativa na última década, mas ainda desigual. Em 2013, apenas 0,2% dos municípios brasileiros estavam na faixa de desenvolvimento “alto”. Em 2023, esse percentual subiu para 4,6%. No mesmo período, o índice médio do país passou de 0,4674 para 0,6067 — um avanço de quase 30%. Segundo o estudo, 99% das cidades melhoraram seus índices. Cidades brasileiras apresentam baixo desenvolvimento Mesmo com a melhora geral, o Brasil segue dividido entre extremos de desenvolvimento. Enquanto 4,6% dos municípios alcançaram o patamar mais alto, 47,3% ainda estão nas faixas “crítico” ou “baixo” — o equivalente a 57 milhões de pessoas. O Norte e o Nordeste concentram 87% dos municípios nessa situação. No Amapá, 100% das cidades têm desenvolvimento considerado insatisfatório. Já São Paulo tem apenas 0,3% dos municípios nessas categorias.
Fumaça preta: indefinição sobre novo papa segue no segundo dia de Conclave
Eleição do próximo pontífice começou na quarta-feira (7); até agora, nenhum candidato alcançou dois terços dos votos A Igreja Católica segue sem um novo papa na manhã desta quinta-feira (8). A fumaça preta emitida pela chaminé da Capela Sistina, às 6h50 (do horário de Brasília), indica que o conclave ainda não acabou e novas rodadas de votações acontecerão durante a tarde. Conforme a programação do Vaticano, os cardeais participam de até quatro votações por dia (duas na parte da manhã e duas à tarde). No entanto, a fumaça só é emitida após o fim das duas votações de cada parte do dia. Só há uma exceção: se o papa for eleito. A fumaça branca é lançada imediatamente após um candidato obter dois terços dos votos e aceitar o papado, mesmo que seja durante a primeira votação do turno. Fumaça preta no Conclave: saiba o significado de cada cor na escolha do novo papa O conclave começou na quarta-feira (7) e não há data para terminar. Porém, tudo indica que estamos perto de descobrir a identidade do novo pontífice, já que os conclaves modernos geralmente são curtos. A duração média dos últimos 10 foi de 3,2 dias. Os últimos dois conclaves, dos papas Francisco e Bento XVI, duraram apenas dois dias. Como funciona a votação? Os cardeais escrevem, sem se identificar, o nome de quem eles querem que seja o papa em um papel e o colocam em uma urna. Depois que todos os votantes depositam as cédulas, elas são contadas e depois queimadas. Conclave: entenda como funcionam os rituais por trás da escolha do papa Se a fumaça gerada pela queima dos papéis for preta, o sucessor ainda não foi escolhido. Se ela for branca, temos um novo papa. São feitas até quatro rodadas de votações por dia e um cardeal só é eleito papa quando obtém dois terços dos votos. No caso deste conclave, ele precisaria de ao menos 89 votos. Quando o papa é finalmente escolhido, o público é informado através de uma fumaça branca. O cardeal decano pergunta ao novo pontífice se ele aceita o cargo e pede para que ele escolha um nome. Por fim, o eleito veste as roupas papais pela primeira vez e é apresentado aos fiéis na varanda da Basílica de São Pedro.