Nísia sai do governo e o Presidente Lula confirma Padilha como novo ministro da Saúde, em reunião na terça-feira (25/02) no Planalto.
Alexandre Padilha é Médico de formação e ocupará o cargo pela segunda vez em sua carreira política
Mudança de Pasta
Atual titular de Relações Institucionais, Alexandre Padilha será o novo ministro da Saúde
Para o lugar de Padilha na Secretaria de Relações Institucionais, um dos nomes mais cotados é o do atual líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE), segundo apurou a coluna.
Nísia fritada
Nísia já vinha sendo fritada por Lula nos bastidores há pelo menos duas semanas. Na semana passada, o próprio presidente avisou a auxiliares que trocaria sua ministra da Saúde.
Segundo apurado, Lula teve uma reunião com Nísia antes, onde participaram outros ministros, como Rui Costa, da Casa Civil.
Funcionária concursada da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia estava como ministra da Saúde desde o início do governo Lula, em janeiro de 2023. Sua indicação era atribuída a Padilha.
Reunião com aliados
Após ser oficialmente avisado por Lula que assumirá o Ministério da Saúde, Padilha voltou para o seu gabinete no quarto andar do Planalto e se reuniu com seus principais auxiliares.
Padilha voltará ao Ministério da Saúde após mais de 10 anos. Ele foi titular da pasta entre janeiro de 2011 e fevereiro de 2014, período do governo Dilma Rousseff.