Crianças utilizam Foldscope durante as aulas para aprender sobre microorganismos
A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Educação, apresentou uma inovação tecnológica para os estudantes da rede pública municipal de ensino.
Os primeiros estudantes a conhecerem a novidade foram os alunos da EMEB Vinícius de Moraes, no Jardim São Judas, durante uma aula de tecnologia.
Microscópio Foldscope
Trata-se do Foldscope, um microscópio de papel de alta ampliação, com lente de capacidade óptica semelhante ao aparelho comum, onde é possível observar amostras de micro-organismos de diversos objetos. “Os estudantes coletaram materiais do pátio da escola, folhas das árvores, dinheiro e jornais para observação e análise das bactérias e fungos existentes no cotidiano”, contou a professora Joelma Lopes.
Com o auxílio de iPads, os estudantes utilizaram a câmera dos dispositivos para visualizar as amostras ampliadas e projetá-las na tela, possibilitando uma observação detalhada e colaborativa.
Educação inovadora e acessível
Para o secretário municipal de Educação, Luciano Corrêa, “a introdução de ferramentas como o Foldscope reforça o compromisso da rede municipal em oferecer uma educação inovadora e acessível, preparando as novas gerações para um futuro em que a tecnologia e a ciência caminham juntas”.
Os microscópios serão utilizados também em outras escolas de Taboão, para que o maior número possível de alunos tenha acesso à técnica.