O pontífice delegará os ritos do feriado católico e da Semana Santa a outros cardeais para se recuperar de problema de saúde
O Vaticano confirmou nesta quarta-feira, 16, que o papa Francisco não celebrará a missa de Páscoa no próximo domingo, na Praça de São Pedro, em função de um recente quadro de pneumonia.
Segundo a Santa Sé, o pontífice delegará os ritos do feriado católico e da Semana Santa a outros cardeais para se recuperar do problema de saúde.
Substituição necessária
Em seu lugar, comandará a missa de Páscoa o cardeal Angelo Comastri, vigário-geral emérito para a Cidade do Vaticano.
As demais celebrações da Semana Santa foram distribuídas entre outros cardeais.
No último domingo, 13, o papa Francisco participou da celebração do Domingo de Ramos na Praça de São Pedro, no Vaticano.
“Feliz Domingo de Ramos! Feliz Semana Santa!”, disse o papa, ao saudar os fiéis.
Recuperação
Convalescente desde sua alta hospitalar em 23 de março, Francisco ainda segue com a agenda restrita.
Ele passou mais de cinco semanas internado no Hospital Gemelli, em Roma, por causa de uma pneumonia bilateral.
Os médicos recomendaram dois meses de repouso.
Enquanto se recupera, o papa tem divulgado mensagens escritas, lidas por cardeais durante as celebrações.
Homilia
Em sua homilia para o Domingo de Ramos, Francisco escreveu:
“Quando virmos a multidão de homens e mulheres que o ódio lança no caminho do Calvário, recordemos que Deus transforma esse caminho num lugar de redenção. Quantos cireneus carregam a cruz de Cristo! Reconhecemo-los? Vemos o Senhor em seus rostos, dilacerados pela guerra e pela miséria?”
E concluiu: “Durante a Semana Santa, levemos a cruz não ao pescoço, mas no coração — não só a nossa, mas também a dos que sofrem ao nosso lado. Preparemo-nos para a Páscoa tornando-nos cireneus uns para os outros.”