Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

Faculdade da Santa Casa de SP oferece 84 bolsas para graduações na área da saúde

Inscrições vão até o dia 26 de maio para cursos que começam no segundo semestre

Fisioterapia, enfermagem, farmácia e biomedicina estão entre os cursos da Santa Casa de SP que estão oferecendo bolsas de estudo Fisioterapia, enfermagem, farmácia e biomedicina estão entre os cursos da Santa Casa de SP que estão oferecendo bolsas de estudo 

A Faculdade está com inscrições abertas para o vestibular do segundo semestre de 2025.  São 510 vagas, no total, sendo 84 destinadas a estudantes bolsistas.  

O programa de bolsas filantrópicas é uma iniciativa da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), com atividade preponderante na área da educação e mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Distribuição das vagas – 50 a 100%

Serão concedidas bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) conforme a disponibilidade abaixo: 

Biomedicina: 5 bolsas integrais e 2 bolsas parciais 

Educação física: 10 bolsas integrais e 4 bolsas parciais 

Enfermagem: 5 bolsas integrais e 2 bolsas parciais 

Farmácia: 5 bolsas integrais e 2 bolsas parciais 

Fisioterapia: 5 bolsas integrais e 2 bolsas parciais 

Fonoaudiologia: 5 bolsas integrais e 2 bolsas parciais 

Nutrição: 5 bolsas integrais e 2 bolsas parciais 

Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas: 10 bolsas integrais e 4 bolsas parciais 

Tecnologia em radiologia: 5 bolsas integrais e 2 bolsas parciais 

Tecnologia em sistemas biomédicos: 5 bolsas integrais e 2 bolsas parciais 

Embora façam parte da grade de graduações ofertadas no vestibular de segundo semestre 2025 da Santa Casa de SP, os cursos de odontologia e psicologia não contam com bolsas filantrópicas. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de maio exclusivamente pelo portal do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento de taxa no valor de R$ 49. A taxa pode ser paga por meio de boleto bancário até o dia 27 de maio.   

Formas de ingresso 

Enem: no ato da inscrição, o candidato poderá optar por inscrição via Exame Nacional do Ensino Médio e ficará dispensado da realização da prova, mediante submissão do Boletim Individual de Desempenho no sistema de inscrição, em formato PDF (gerado diretamente da página do Inep). Serão aceitas participações no Enem dos últimos dez anos, com nota em redação diferente de zero e pontuação mínima de 300 (trezentos) pontos, considerando a média de todos os componentes da edição.  

Segunda graduação: no ato da inscrição, o candidato poderá optar por inscrição via segunda graduação e ficará dispensado da realização da prova, mediante submissão de cópia digitalizada do histórico escolar final de curso superior concluído no sistema de inscrição. 

Prova: o vestibular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo está marcado para o dia 1° de junho e será constituído de uma redação e 30 questões objetivas de múltipla escolha com 5 alternativas cada uma, sendo: 4 de língua portuguesa, 4 de história, 4 de geografia, 4 de física, 4 de matemática, 5 de biologia e 5 de química. A prova também poderá conter questões interdisciplinares e terá a duração de 3 horas. 

Quem pode se inscrever 

Conforme o edital, para obter bolsa de estudos é preciso comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até 1 ½ (um salário-mínimo e meio) para o candidato à bolsa integral de 100% e de até 3 (salários-mínimos) para o candidato à bolsa parcial de 50%.   

Para constatação da condição social, será analisado o perfil socioeconômico, que é composto por dois subperfis: o subperfil social, relacionado à qualidade de vida do candidato e do seu grupo familiar, no qual se inserem os aspectos patrimoniais e de consumo que deverão ser compatíveis com o perfil de baixa renda, e o subperfil econômico, relacionado com a renda familiar. 

Cronograma Vestibular Santa Casa SP – segundo semestre 2025

Inscrições: até 26/05/2025 

Prova de conhecimentos gerais e redação: 01/06/2025 

Divulgação da lista de aprovados: 09/06/2025 

Matrículas: 10/06/2025 (online no site da FCMSCSP –  fcmsantacasasp.edu.br)

MAIS DE EMBU DAS ARTES