Águas de São Pedro, no interior de SP, lidera o ranking nacional.
Estudo da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) analisou emprego, renda, saúde e educação nos 5.570 municípios do país e revela que 57 milhões de brasileiros vivem em municípios com baixo ou crítico desenvolvimento.
Águas de São Pedro é rica em Eventos, Lazer e possui uma gastronomia de dar Água na boca.
Atrativos turísticos para todas as idades, proporcionando paz e diversão para todos que a visitam
O que aconteceu
A Firjan divulgou nesta quinta-feira (8) a edição mais recente do IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), que avalia o nível de desenvolvimento de todas as cidades brasileiras com base em três áreas: emprego e renda, saúde e educação. Águas de São Pedro (SP) lidera o ranking nacional de 2023, com nota 0,8932.
A evolução do país foi significativa na última década, mas ainda desigual. Em 2013, apenas 0,2% dos municípios brasileiros estavam na faixa de desenvolvimento “alto”. Em 2023, esse percentual subiu para 4,6%. No mesmo período, o índice médio do país passou de 0,4674 para 0,6067 — um avanço de quase 30%. Segundo o estudo, 99% das cidades melhoraram seus índices.
Cidades brasileiras apresentam baixo desenvolvimento
Mesmo com a melhora geral, o Brasil segue dividido entre extremos de desenvolvimento. Enquanto 4,6% dos municípios alcançaram o patamar mais alto, 47,3% ainda estão nas faixas “crítico” ou “baixo” — o equivalente a 57 milhões de pessoas.
O Norte e o Nordeste concentram 87% dos municípios nessa situação. No Amapá, 100% das cidades têm desenvolvimento considerado insatisfatório. Já São Paulo tem apenas 0,3% dos municípios nessas categorias.