Arte sustentável! Conheça Otto Karl Atelier e seu respeito à madeira

0
1043
Otto Karl Atelier - embudasartes.net - Tudo sobre Embu das Artes

Klaus Heuzen criou o Otto Karl Atelier com inspiração em seu avô, mestre marceneiro alemão radicado no Brasil, e desde pequeno assimilou a frase que seu avô dizia: “Devemos respeitar a madeira, lembrar que foi o maior ser vivo do planeta, a árvore”.

Hoje, Klaus expõe em Embu das Artes seus artesanatos e quadrinhos, que chama carinhosamente de shadow boxes. A expressão, que tem como significado uma caixa que contenha objetos de um determinado tema criando um efeito de profundidade e perspectiva, levou Klaus a mudar totalmente a sua rotina.

Otto Karl Atelier - embudasartes.net - Tudo sobre Embu das Artes

A partir da inspiração de seu avô mestre marceneiro e seguindo a história da maioria dos artesãos de Embu das Artes, Klaus também vivia uma rotina corrida, com um trabalho formal. Ele era produtor de eventos corporativos, com longas viagens, reuniões e muita pressão. Klaus resolveu deixar essa vida de estresse para trás e agora a seu dia a dia é respeitar a madeira e criar lindos quadros que enfeitam centenas e centenas de casas pelo Brasil e mundo afora.

O artesão conta como começou a sua história: “Em uma ida a uma marcenaria reparei em uma pilha de madeiras diversas, principalmente ripas e sarrafos, e ao saber que seriam queimadas por não terem uso no fabrico dos móveis que ele produzia pedi que me cedesse aquele lote e assim tudo começou”.

Otto Karl Atelier - embudasartes.net - Tudo sobre Embu das Artes

Muitos anos se passaram e hoje, com o seu Otto Karl Atelier, Klaus expõe aos domingos na Feira de Embu das Artes. “Mas sempre aviso antes, pois meu estoque é realmente artesanal”, avisa Klaus. “Conheço o Brasil de ponta a ponta, e não é possível se referir a um polo de arte popular ou a uma feira tão autêntica e original como a de Embu das Artes”, completa o artista, deixando claro que a procura é grande por seus shadow boxes.

Entre muitos de seus cuidados com a natureza, Klaus diz que o ambiente é uma das suas maiores preocupações. “Escolho por tintas a base de água e processos artesanais. Tudo de forma natural, e essa consciência é importante para mim, e acho que deveria ser importante para todos”, conta.

público de Otto Karl

Analisando a obra de Klaus, percebe-se a variedade de personagens que passam por suas artes. Mães com filhos, casais, crianças. “Confesso que não defini ainda um público alvo, e não saberia dizer ao certo para quem eu faço arte. Faço para brasileiros, estrangeiros, todas as idades. E levam para escritórios, consultórios, decorar suas casas, ou até cantinhos de leituras, quartos de filhos”, diz.

Dentre todas as suas obras, Klaus se lembra de um artista plástico que iria fazer uma exposição em Lisboa, e resolveu comprar um número alto de quadrinhos para levar para Lisboa e presentear seus colegas. O artesão contou que se sentiu emocionado quando viu sua obra em outro país, com outros artistas e com tanto carinho.

Otto Karl Atelier - embudasartes.net - Tudo sobre Embu das Artes

Serviço

Otto Karl Atelier está aos domingos na Feira de Embu das Artes, na Rua Joaquim Santana, sempre em frente ao Alambique.
facebook.com/OttoKarlAtelier.br
instagram.com/ottokarl.atelier
Vendas online pela fan page ou pelo WhatsApp (11) 94464-0862

Anúncio