Faltam duas rodadas para o fim da fase de grupos da Libertadores
Os times brasileiros não estão tendo vida fácil na fase de grupos da Copa Libertadores, tanto que, neste momento, apenas quatro deles avançariam para o mata-mata.
O que aconteceu
Neste momento, Bahia, Fortaleza, São Paulo e Palmeiras estão na zona de classificação para as oitavas. Os dois primeiros de cada chave avançam para o mata-mata continental.
Entre eles, apenas o Palmeiras já está garantido na próxima fase. O Tricolor paulista também tem uma situação tranquila, já que precisa de apenas um ponto em dois jogos para se classificar.
Do outro lado, Botafogo, Flamengo e Internacional tentam reagir nas duas últimas rodadas. Eles são os terceiros colocados de seus respectivos grupos e, neste momento, iriam para a Sul-Americana.
O Rubro-Negro, inclusive, tem a situação mais desafiadora entre os três. O time de Filipe Luís está a três pontos do G2 do Grupo C. Já Botafogo e Inter têm apenas um ponto a menos do que os segundos colocados de suas respectivas chaves.
Pior campanha após cinco anos
Caso este cenário se confirme, será o pior desempenho dos times brasileiros de 2020 para cá. Neste período, pelo menos seis equipes foram às oitavas da Libertadores.
Entre 2020 e 2023, seis clubes do Brasil estiveram nas oitavas de final. Todos os campeões destas edições também foram brasileiros.