fbpx
O que você procura?
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

Superação! Conheça a história do artesão Miguel

No episódio de hoje da série “Domingo é Dia de Feira” vamos falar do Miguel, o artista que está há três anos na Feira de Embu das Artes encantando com suas pinturas em pratos.

Se você já visitou a Feira de Embu das Artes, com certeza deve se lembrar do Miguel. Ele sempre está rodeado de gente em sua tenda, onde vários turistas se encantam pela técnica de pintar pratos com os dedos, compressor e outras técnicas. Miguel fica quase sempre sentado no chão fazendo sua arte, não tem como confundir.

Aliás, ele é um dos poucos artesãos que faz a arte AO VIVO hoje em dia na Feira de Arte e Artesanato de Embu das Artes.

História de vida!

Em entrevista à #embudasartesnet, Miguel contou que está há 21 anos na estrada. Carioca de Volta Redonda, interior do Rio de Janeiro, ele contou sobre como veio parar em Embu das Artes:

“Saí de Minas Gerais e vim pra São Paulo comprar uma passagem pro nordeste. Chegando aqui encontrei uma tia minha que eu não via há muito tempo. Contei pra ela minha história, que eu viajava o Brasil fazendo artesanato e criava minha filha sozinho. Ela me contou que tinha uma chácara e me perguntou se eu queria tomar conta de lá. Como era meio fora de mão pra expor, uma amiga me falou sobre o Embu das Artes. Vim a primeira vez e me interessei na feirinha. Fiz minha inscrição e graças a Deus passei. Foi assim que vim para aqui”

Apesar de ser muito conhecido pelos artesanatos nos pratos, Miguel trabalha com esculturas de durepox, macramé ,linhas de arames e também erografia. No entanto, seu destaque realmente fica por conta da pintura de pratos e azulejo com os dedos!

Feira de Embu das Artes

Artesão presente na feira desde 2017, Miguel acredita que a Feira de Embu das Artes contribui “para uma grande parte econômica e fundamental para que a cidade continue carregando o título de Embu das Artes”.

Apesar de ter clientes de vários países ao redor do mundo, Miguel conta que gostaria muito que a nossa própria cidade incentivasse mais as artes e a cultura local. “Seria muito bom uma maior divulgação e eventos culturais na cidade para atrair turistas”, pontuou.

Pra quem não sabe, Miguel foi um dos artesãos que apareceu na matéria do SP1, da TV Globo, sobre a suspensão da Feira de Embu das Artes, há mais de cinco meses. O artesão, que tem uma criança de dois anos para sustentar, falou das dificuldades de uma vida sem a renda da Feira.

Onde tudo começou: uma história inesquecível

Fui contratado para grafitar umas camisetas, mas quando cheguei lá o rapaz não estava e eu sem um centavo no bolso contando com o dinheiro do trabalho.
Depois de um dia sem comer e sem dormir bateu o desespero! Me informei onde ficava a BR, para tentar uma carona para voltar pra casa. Depois de andar alguns quilômetros rumo à BR, me deparei com uma roda de pessoas. Eu já cansado de andar com o compressor nas costas, como todo bom curioso também fui ver o que estava acontecendo.

Vi um rapaz sentado no chão. Ele pintava com os dedos um azulejo. Sentei ao lado do compressor e fiquei observando por horas. Ele olhou em meus olhos e me falou: “Me conta a sua história”. Contei o que aconteceu e ele me perguntou se eu estava com fome! Isso já de noite. Jantamos e ele me perguntou o que eu precisava. Naquele momento, falei que precisava de apenas algumas camisas. Ele comprou três camisas brancas. Grafitei e voltei pra casa com o dinheiro das camisas. O que sobrou do dinheiro comprei uma tinta e um azulejo. E assim comecei a praticar. Dalí me apaixonei pela arte. 21 anos se passaram e hoje esta é minha profissão!

Contato

Miguel Benedito Alves
WhatsApp: (11) 93246-4026

Leia mais:

Geek Ateliê traz o “mundo nerd” a Embu das Artes

Cristina Yumi conquista Embu das Artes com seus mimos fofinhos

Os detalhes encantadores da arte de Otto Karl

A vida traduzida em mandalas: a inspiradora arte de Thais Claraluz

Cores marcantes! Conheça a arte do embuense Luan Ribeiróvisk

Sucesso! Lista de Delivery gratuita chega a Embu das Artes

Lista de Delivery dá descontos exclusivos em Embu das Artes

Hum! Comida japonesa tem entrega com desconto em Embu das Artes

NOVIDADE! Conheça os melhores donuts de Embu das Artes

Comentários

Posts relacionados