Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

Brasil não terá vacinação em massa contra a dengue em 2025

Ministério da Saúde indica que faixa etária – hoje, de 10 a 14 anos – poderá ser ampliada, a depender da produção do imunizante pelo Instituto Butantan.

A Butantan-DV é a primeira opção de vacina contra a doença que pode ser aplicada em uma única dose. Ela é tetravalente – com proteção contra os quatro tipos da dengue – e poderá ser aplicada em pessoas entre 2 anos e 60 anos incompletos.

Número de doses

Em dezembro, o instituto anunciou que tem a previsão de fornecer um milhão de doses contra a dengue em 2025. Segundo o Ministério da Saúde, a faixa etária beneficiada com a vacina poderá ser ampliada, o que dependeria da aprovação do imunizante pela Anvisa. A aprovação parte dos estudos clínicos e define qual é a faixa etária que há evidências. 

Recorde de casos em 2024

As medidas de combate à dengue foram intensificadas após o Brasil registrar, em 2024, um recorde na disseminação da doença: foram 6,6 milhões de casos prováveis e 6.060 mortes no país inteiro. 

Na primeira quinzena de janeiro de 2025, os números não foram tão altos quanto no ano passado, mas, ainda assim, são significativos. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou cerca de 55 mil casos prováveis nos primeiros quinze dias de janeiro.

MAIS DE EMBU DAS ARTES