Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

Ciclone extratropical chega e fará temperatura cair no Brasil

Chuva volumosa e ventos fortes devem permanecer em diversas regiões do país. 

Na tarde de ontem (14) Sao Paulo registrou vento de mais de 50km e houve muita queda de árvores por toda a cidade, principalmente na região central, que registrou destruição de imóveis e carros.

Temperatura em queda

A temperatura deverá seguir caindo no Brasil com chegada de um ciclone extratropical, que começa a se formar nesta sexta-feira (14) na costa do Sul, prometendo mudanças significativas no clima do país.

 O fenômeno, além de deixar o mar agitado no Rio Grande do Sul, dará origem a uma nova  frente fria que avançará pelo Sudeste, trazendo chuva volumosa e ventos fortes.

Região Sudeste será mais atingida

Os impactos serão sentidos especialmente no estado do Rio de Janeiro, onde todas as regiões devem registrar pancadas de chuva moderadas a fortes. Na Região Serrana, o acumulado pode ultrapassar os 100 milímetros em apenas um dia, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Áreas do litoral norte paulista, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e sul de Minas Gerais também devem ser atingidas, com temporais e risco de alagamentos.

Com a instabilidade, as temperaturas cairão em vários estados. No leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no centro-leste de Minas Gerais, os termômetros devem registrar marcas mais amenas. Na capital paulista, por exemplo, onde o calor vinha sendo constante, as máximas não devem passar dos 26°C.

Enquanto isso, o Centro-Oeste terá um fim de semana quente, com pancadas de chuva isoladas. Já no Norte e no Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical continua influenciando o tempo, mantendo o padrão de precipitação intensa, principalmente no Amapá, Maranhão, Piauí e Ceará. No Acre, apesar da diminuição das chuvas, o alerta agora se volta para a elevação do nível dos rios.

O último fim de semana do verão será marcado por contrastes. Enquanto algumas regiões lidam com chuvas intensas e ventos fortes, outras continuam enfrentando o calor típico da estação.

MAIS DE EMBU DAS ARTES