Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

Com mais de 100 mil  visitantes aos fins de semana, Embu das Artes comemora 66 anos de emancipação

A cidade de Embu das Artes, na região sudoeste da Grande São Paulo, comemora 66 anos de emancipação político-administrativa. 

O município faz divisa com a Capital, Taboão da Serra, Cotia e Itapecerica da Serra e, apesar do crescimento nos últimos anos, ainda conserva características de cidades do interior paulista, como parques e áreas verdes, além de um conservado centro histórico.

E são justamente as feiras de arte e artesanato realizadas no Centro Histórico da cidade que atraem inúmeros turistas para o município.

Com uma população estimada em 250.691 e distribuída em uma área de 70,4 km², segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade é considerada jovem, mas enfrenta dificuldades típicas de grandes metrópoles.

Neste ano, o município passou a ter uma nova administração, com o prefeito Hugo Prado (Republicanos). Ele sucede Ney Santos (Republicanos), que comandou a prefeitura por oito anos. 

Segundo a prefeitura, cerca de 100 mil turistas visitam a cidade só aos finais de semana. Os principais pontos visitados são o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, no Largo dos Jesuítas, 67, a Capela de São Lázaro, na rua da Matriz, 111, e o Centro Cultural Mestre de Assis, no Largo 21 de Abril, 29, região central.

Mergulho cultural

Mas a relação do município com a arte, não fica restrita apenas aos dias da feira. Embu das Artes respira cultura e o artesanato. Não à toa, a cidade foi destaque no ranking de turismo voltado para a terceira idade, elaborado pela revista Melhor Viagem.

Centro histórico

O centro histórico de Embu das Artes também é um atrativo turístico cultural relevante. Com construções que datam de mais de cinco séculos, a área preserva o charme de tempos passados, com ruas de paralelepípedos, casarões coloniais e igrejas antigas. 

Por ser uma estância turística, Embu das Artes também possui infraestrutura preparada para o turismo, com restaurantes e pousadas que complementam a experiência dos visitantes. 

Estado de emergência pelas enchentes

Os moradores de Embu das Artes não terão uma programação especial de aniversário da cidade neste ano. Também foram canceladas as festividades do Carnaval 2025, após os estragos causados por fortes chuvas neste mês, causando o estado de emergência na cidade.

MAIS DE EMBU DAS ARTES