Trânsito no local está interditado e não há previsão de liberação
A cratera se abriu na madrugada de domingo (11) e fica perto da Ponte Atílio Fontana, no sentido da Rodovia Castello Branco. O trânsito está bloqueado no local por tempo indeterminado.
O local é o mesmo em que no dia 10 de abril a cratera se formou. Segundo o governo de SP nenhum acidente aconteceu por causa da cratera. Nas redes sociais, circulam vários vídeos do buraco gigante.
Qual a profundidade da cratera na Marginal Tietê?
A Companhia Básica de Saneamento de São Paulo (Sabesp) ainda não informou a profundidade desta nova cratera. Em abril, quando a primeira apareceu, a profundidade dela era de 18 metros, o que equivale a um prédio de três andares.
Principais causas das crateras que aparecem nas cidades
Existem algumas causas principais que explicam o surgimento de crateras em cidades. O desmatamento é a principal delas. Cada vez que a vegetação nativa é retirada, deixa o solo expostos e vulnerável à erosão da chuva, com perigo maior em terrenos inclinados.
Ainda segundo a Sabesp, foi uma fissura na tampa de um poço da empresa na região da Marginal Tietê. Isso fez com que houvesse erosão do solo e da pista, abrindo-se assim a cratera de oito metros.
Além disso, quando se constrói em áreas de risco sem planejamento, isso pode ser feito em solos frágeis. Extração de madeira, pedras e minerais também fragilizam o solo. Outras causas para crateras são características próprias do solo, ação das chuvas e também atividades industriais subterrâneas, como extração de água, o mesmo que aconteceu neste poço na Marginal Tietê, em São Paulo.