Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Taboão da Serra marca presença entre os finalistas da Olimpíada Nacional de Aplicativos (Onda). A competição, que chega à sua oitava edição, desafia estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país a desenvolverem soluções tecnológicas com impacto social. O tema deste ano, Produção e Consumo Sustentável, está alinhado ao 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O destaque da unidade do Centro Paula Souza é o aplicativo Doarmário, idealizado pelos estudantes Deryck de Lucca, Felipe Sanches Inamine, Isabella Mamede Nogueira e Luana de Jesus Lima, sob orientação da professora Nathane Castro, do curso de Desenvolvimento de Sistemas. O app propõe uma solução criativa para um problema crescente: a poluição gerada pela indústria da moda.
‘DOARMÁRIO’
“Através do Doarmário, os usuários podem catalogar suas roupas, receber sugestões de combinações e visualizar quantas vezes cada peça foi usada”, explica a professora Nathane. “A ideia é promover a reutilização e facilitar doações, evitando o descarte prematuro de roupas.”
O projeto é fruto de um planejamento estratégico da Etec, que vem incentivando a participação em competições educacionais como forma de ampliar a formação dos alunos. “Nossa meta é preparar os estudantes para além da sala de aula. Projetos como este mostram o quanto são capazes de impactar positivamente a sociedade”, afirma o diretor da unidade, Vinicius Miekusz Salgado de Vasconcelos.
Os quatro alunos finalizaram o Ensino Médio Técnico em 2024, e três deles já estão no Ensino Superior. Agora, preparam-se para representar a escola na cerimónia de premiação, que acontecerá na próxima sexta-feira (25), na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.