Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

Golpistas utilizam Instagram de hotéis famosos para aplicar fraude em Embu das Artes

O mais novo golpe digital está atacando seguidores de hotéis e resorts famosos de São Paulo. O caso mais recente aconteceu com Hotel Rancho Silvestre, vítima de um perfil fake que está seguindo seus hóspedes e aplicando um golpe.

Perfil fake aplicador de golpes

Tudo começou na manhã desta quarta-feira (16), quando esse perfil ativado pelo Instagram, chamado @hranchosillvestre, copiou todas as informações originais e começou a seguir os hóspedes do famoso Hotel de Embu das Artes. O nome do fake, apesar de parecido, possui uma letra “L” a mais, o que pode passar despercebido para o seguidor costumeiro.

Print do perfil fake aplicador de golpes no Instagram

Apesar de o golpe ter início no Instagram, é no WhatsApp que os golpistas agem de fato.

Tudo começa com uma mensagem via Instagram, nas mensagens diretas. Obtivemos algumas conversas em que podemos ver que o fake oferece um sorteio em que a pessoa pode concorrer a um final de semana no Hotel.

Mensagem obtida por meio de fontes
Mensagem obtida por meio de fontes

A vítima, interessada no sorteio, oferece os seus dados. A partir daí, o golpe está dado.

O que eles pedem para você fazer e participar é enviar o seu nome e número de telefone e, na sequência, o código que você receberá por SMS confirmando a participação na promoção. A questão é que esse código é enviado pelo WhatsApp para confirmar a instalação do aplicativo em novo aparelho. E se você passar esse código para os golpistas, poderá ter a sua conta de WhatsApp “sequestrada”.

Como noticiado no site “G1”, “Em alguns casos, o cliente chega a receber uma ligação informando que foi sorteado, mas é tudo mentira. Os criminosos clonam aplicativos de mensagens, como o Whatsapp, e quando têm acesso à lista de contatos, começam a pedir dinheiro para conhecidos das vítimas”.

Recolhemos algumas conversas via WhatsApp que nos foram fornecidas pelas vítimas desse golpe.

O Hotel Rancho Silvestre já denunciou o perfil fake no Instagram e acionou a polícia via B.O. por crimes digitais. No entanto, ele não foi o primeiro a ser vítima de tal golpe.

Um hotel fazenda em São Pedro (SP) e outro em Campinas (SP), como apontam o site G1, também foi usado no golpe. “Um perfil falso anunciava um sorteio de pacote de hospedagem. Os representantes do estabelecimento registraram um boletim de ocorrência quando souberam da fraude, e também formalizaram uma denúncia na rede social”, noticiaram.

DICA DO G1: O Whatsapp disponibiliza um processo que aumenta a segurança do aplicativo, a verificação em duas etapas. A opção pode ser escolhida nas configurações; veja como funciona.

Leia mais aqui no site do G1:

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2020/08/24/restaurantes-e-hoteis-alertam-para-golpe-da-promocao-falsa-via-rede-social-na-regiao-de-campinas.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS DE EMBU DAS ARTES