Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

Mamografia: faça o exame gratuito na cidade e previna doenças

O exame de mamografia é oferecido no Pronto-Socorro Central de Embu das Artes e necessita de agendamento prévio em uma das unidades de saúde da cidade, porém, não há fila de espera. Em 2016, as mulheres residentes na cidade realizaram mais de 6.500 mamografias até o mês de outubro, sendo que 50% foram feitas por mulheres entre 50 e 69 anos.

“Queremos incentivar os exames de mamografia, visto que não há filas. Queremos também incentivar o auto-exame das mamas, pois o câncer de mama é um dos que mais mata”, afirmou o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa. A equipe da pasta está trabalhando para elaborar novos projetos na cidade, além de redesenhar as redes de cuidados e incentivar programas de saúde bucal, para mulheres, homens, dentre outros.

Com a realização cada vez mais frequente da mamografia, tem-se diagnosticado o câncer de mama em fases mais precoces o que aumenta as chances de cura. Hoje a maioria dos casos diagnosticados no País não são mais em fases avançadas. O câncer de mama no homem é raro e representa menos de 1% dos casos, e ocorre mais em pacientes acima de 50 anos de idade.

Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, o câncer de mama costuma ser mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, e é o tipo que apresenta a maior incidência de morte entre as mulheres. No Brasil, o dado mais recente é de 2014, onde foram mais de 57 mil novos casos da doença.

*Informações da Prefeitura de Embu das Artes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS DE EMBU DAS ARTES