Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

Onda de tornados nos EUA: destruição com ventos de 306 KM/H 

Estados Unidos enfrentaram uma onda de tempo severo com tornados em oito estados entre a sexta-feira e final de semana

Um sistema de tempestades muito intenso associado a um ciclone atravessou os Estados Unidos no fim de semana, destruindo casas, causando acidentes e matando pelo menos 39 pessoas em mais de meia dúzia de estados. 

O sistema gerou pelo menos 85 tornados em oito estados desde sexta-feira (14) : Mississippi (32), Missouri (18), Alabama (9), Arkansas (12), Illinois (6), Indiana (4), Louisiana (2), Geórgia (1) e Carolina do Sul (1).

Devastação e morte

O pior tornado ocorreu na localidade de Diaz, no estado do Arkansas. De acordo com a avaliação preliminar do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, o tornado foi um EF-4 na escala que vai até 5 e teve vento estimado em 190 milhas por hora ou 306 quilômetros por hora. Play Video O tempo severo devastou centenas de casas edifícios. Incêndios florestais irromperam com força em Oklahoma e Texas. 

Tempestades de poeira causaram estragos, reduzindo a visibilidade e levando a engavetamentos fatais. No Missouri, pelo menos 12 pessoas morreram depois que mais de uma dúzia de tornados atingiu o estado, segundo o gabinete do governador. 

Centenas de casas, escolas e empresas foram danificadas ou destruídas. “A escala da devastação em nosso estado é impressionante”, disse o governador Mike Kehoe em comunicado no domingo (16).

Quatro pessoas morreram em Oklahoma e 142 ficaram feridas devido a incêndios ou ventos fortes, de acordo com o Departamento do Médico Legista-Chefe do estado. E no Texas, quatro pessoas morreram em acidentes causados por ventos fortes e tempestades de poeira, segundo autoridades estaduais.

MAIS DE EMBU DAS ARTES