Apesar de ser americano, o novo papa é considerado um reformista e não um nome alinhado às prioridades dos conservadores da Igreja nos Estados Unidos.
A expectativa é de que dará continuidade à visão de Francisco.
Na primeira missa como novo Papa, Leão XIV disse que o culto a tecnologia, dinheiro e poder está tomando o lugar da fé cristã. O Pontífice fez sua homilia na manhã desta sexta-feira na Capela Sistina, em missa para os cardeais que participaram do conclave.
“Hoje há contextos em que a fé cristã é considerada algo absurdo, para pessoas fracas e pouco inteligentes” — disse o Papa. — Num contexto em que outras certezas são preferidas a ela, tais como a tecnologia, o dinheiro, o sucesso, o poder, o prazer.
Leão XIV disse que “não é fácil” pregar a fé cristã nos dias de hoje, citou a “crise da família” e criticou a forma como os fiéis são vistos por parte da sociedade.
— Esses são ambientes em que não é fácil proclamar o Evangelho. Aqueles que creem são ridicularizados, combatidos e desprezados, ou no máximo tolerados e lastimados — afirmou.
Em primeira homilia, Papa Leão XIV diz que a Igreja deve iluminar ‘as noites escuras deste mundo’
O Papa também comparou os contemporâneos de Cristo com as pessoas do mundo de hoje. Ele citou a passagem da Bíblia em que Jesus pergunta ao apóstolo Pedro, considerado o primeiro Papa, como as “pessoas comuns” viam sua presença na Terra Santa.
“ Para elas, o Nazareno não é um charlatão. É um homem justo, corajoso, que fala bem e que diz coisas certas, como outros grandes profetas da história de Israel “ disse.
— Porém, como essas pessoas o consideram apenas um homem, no momento do perigo, durante a Paixão, também elas o abandonam e vão embora, desiludidas. Impressiona a atualidade destas duas atitudes — acrescentou.
Primeiro Papa nascido dos Estados Unidos, Leão XIV falou em inglês, italiano e latim em sua primeira missa. Antes da homilia, ele indicou que precisará da colaboração aos cardeais que o elegeram.
— Me chamaram para esta missão e convido a todos para caminharem comigo — disse.