Rose Dorea, 51 anos, agitadora cultural, poeta, cantora, participante da Cooperifa, morreu na noite desta terça-feira, dia 21, aos 51 anos. Ela estava internada no Hospital do Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, após sofrer um AVC ABC e foi detectado um tumor no cérebro.
Trabalho cultural
Moradora de Taboão da Serra, Rose Dorea completaria 52 anos no próximo sábado, dia 25 de janeiro. Ela fez vários eventos culturais em Taboão da Serra, e o último foi levar a cantora Fabiana Cozza ao Cemur, em outubro do ano passado.
Cooperifa
O termo Cooperifa que significa Cooperação da Periferia. vem realizando nos últimos anos, o encontro de grupos vindos de todos os cantos da periferia paulista, para recitar e ouvir poesia. Rose possuia uma importante representatividade na chamada ‘ literatura periférica’ — termo que também ajudou a difundir em livros, estudos acadêmicos e nas ruas das periferias por onde já andou.
Articuladora cultural desde 2001 junto ao movimento cultural e literário nas periferias, Rose Dorea, passou a integrar o Sarau da Cooperifa no mesmo ano. Rose deixa um filho de 15 anos. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento.