Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

Cadastramento biométrico em Embu das Artes: o que é e por que fazer?

O que é a biometria?

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

Os eleitores de 79 municípios paulistas deverão comparecer aos cartórios de suas respectivas zonas para que seus dados sejam revisados e coletadas as suas digitais, de 13 de março de 2017 a 27 de março de 2018. O atendimento é realizado exclusivamente por agendamento. Verifique se a sua cidade faz parte da lista abaixo e compareça à revisão.

Nos demais municípios, embora o comparecimento ainda não seja obrigatório, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores façam desde já o recadastramento biométrico, de modo a evitar as filas futuras. Não deixe para a última hora, agende logo o seu atendimento para o cadastramento biométrico em Embu das Artes.

Cadastramento biométrico em Embu das Artes - embudasartes.net

Onde posso fazer o cadastramento biométrico em Embu das Artes?

Os 425 cartórios eleitorais do Estado já fazem a identificação biométrica – o atendimento é realizado mediante agendamento. Os endereços podem ser consultados aqui.

Poupatempo

A Justiça Eleitoral possui diversos postos de atendimento em unidades do Poupatempo. Em todos eles, não há necessidade de agendar o atendimento.
Essas unidades do Poupatempo de São Paulo com postos da Justiça Eleitoral atendem moradores de todo o Estado. Assim, por exemplo, um cidadão de Campinas pode solucionar pendências eleitorais no Poupatempo Luz.

Documentos

Para o atendimento, é preciso levar:

1) Comprovante de endereço em nome do eleitor (conta de luz, ou conta bancária, ou conta de telefone, etc, desde que contenha nome e endereço e seja recente).

2)Um dos documentos de identificação abaixo:
– RG original ou
– carteira de trabalho e previdência social ou
– carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc) ou
– certidão de nascimento ou
– certidão de casamento.

ATENÇÃO: Não será aceita a carteira nacional de habilitação (CNH) para o primeiro título de eleitor por não conter nacionalidade/naturalidade. O passaporte somente será aceito se for o modelo que contenha também a filiação. Todo documento apresentado deve conter nome atual e sem abreviaturas (inclusive de filiação), caso contrário, deverá ser apresentado documento complementar que contenha o nome completo.

3) Comprovante de quitação do serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos) para o primeiro título.

4) Título de eleitor ou comprovantes de votação, se tiver.

Cadastramento biométrico em Embu das Artes - embudasartes.net

Perguntas e respostas

1) O que é a biometria na Justiça Eleitoral?

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

2) Quantos municípios já completaram a coleta dos dados biométricos de seus eleitores?

No total, 15 municípios passaram pelo cadastramento biométrico obrigatório e já utilizaram a biometria nas últimas eleições. Em 2016, esses municípios somam 663.673 eleitores aptos.

3) Quantos eleitores possuem cadastro biométrico no Estado e nos seus respectivos municípios?

Tais informações poderão ser acessadas neste link.

4) Os cartórios do Estado já instalaram equipamentos biométricos e têm coletado os dados dos eleitores à medida que eles procuram esses cartórios. Os eleitores desses municípios vão votar com a biometria nas próximas eleições?

Em 2016, 15 municípios que iniciaram o cadastramento biométrico não obrigatório adotaram a votação híbrida: os eleitores desses locais que já tinham feito a identificação biométrica foram identificados pelas digitais, e aqueles que ainda não haviam atualizado o cadastro votaram da forma convencional (apresentação de documento com foto e assinatura no caderno de votação).

Para as próximas eleições, já há a previsão de que mais 79 municípios paulistas utilizem a votação pela biometria.

5) As digitais de quais dedos são cadastradas? Qual dedo é usado para autenticação na hora da votação?

O eleitor, quando comparece ao cartório, cadastra os dez dedos das mãos, tira uma fotografia e cadastra uma assinatura digitalizada. Porém, somente os polegares e indicadores são utilizados para confirmar a identidade do eleitor no momento do voto. O eleitor posiciona qualquer um desses quatro dedos no leitor. O sistema faz até quatro tentativas de reconhecimento das digitais.
Quem vota com identificação biométrica não precisa assinar o caderno de votação, que contém, ainda, fotografia do eleitor que já fez o cadastro.

6) Se não é possível a autenticação, por erro da digital ou outra dificuldade, qual o procedimento?

Quando não é possível confirmar a identidade do eleitor pela sua digital, o mesário verifica novamente os documentos do eleitor e confirma os dados informados, para garantir que não houve equívoco. Se confirmada a identidade do eleitor, mesmo não havendo o reconhecimento biométrico, o mesário libera a votação com código próprio. Nesse caso, o fato é registrado na ata da seção e o eleitor deve assinar o caderno de votação, além de retornar posteriormente ao seu cartório eleitoral para uma nova coleta de digitais.

7) Os dados biométricos ficam na urna eletrônica ou são comparados com algum banco de dados remoto?

A urna não tem nenhuma conexão com rede de computadores. Todas as informações dos candidatos e dos eleitores são previamente inseridas na urna eletrônica, sendo que cada urna só tem dentro dela os dados biométricos dos eleitores daquela seção específica. A urna é lacrada com lacre especial e, caso haja rompimento, a urna fica inutilizada.

Documentos necessários: documento original de identidade e comprovante de residência emitido ou expedido nos três meses anteriores ao comparecimento.

Serviço

Endereço: Parque do lago Francisco Rizzo: Rua Alberto Giosa, 320, bairro Quinhaú

Horário de atendimento:
8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Mais informações:
Central de Atendimento ao Eleitor: (11) 3130-2100 ou 148*
* custo de ligação local em todo o Estado

*Informações da Prefeitura de Embu das Artes

Leia mais: 10 curiosidades sobre Embu das Artes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS DE EMBU DAS ARTES